Discussão ao redor de dez perguntas sobre toda a lição de Jeremias, não só o tema da semana. O paralelo com os dias atuais é gritante, e reflete a realidade de muitos congressistas, marginalizados e excluídos pelos que rejeitam a verdade para seu tempo.

Classe do Alexandre Dantas

Classe da Dona Francisca

 

Classe do Mauro Carnassale

 

Classe do Ricardo Paes

 

Dez Perguntas para reflexão: 4 minutos para cada pergunta

  • O que significa “verdade presente”?  O que era “verdade presente” na época de Jeremias?
  • Jeremias foi um dos últimos livros no Antigo Testamento, portanto na sua época já existia “Bíblia”: Mas a mensagem de Jeremias para se render aos caldeus (21:9) não estava nas Escrituras da época. Pelo contrário, havia promessas de que o trono de Davi duraria para sempre, e as milagrosas vitórias do passado pareciam endossar a invencibilidade de Jerusalém. Vem, então, Jeremias com uma mensagem de rendição ao inimigo que parecia absurda, diferente das anteriores e contrária ao sentimento nacionalista e ao conceito bem fixado da superioridade do povo de Deus. Por que Jeremias foi tido como inimigo do povo de Deus se dava a mensagem recebida de Deus?
  • Por que a mensagem de Deus trazida a nós pelo profeta, às vezes, pode nos parecer ilógica, opcional ou mesmo desnecessária para a salvação? Que paralelos você enxerga com os dias atuais?
  • Jeremias era um jovem judeu, filho de sacerdote, nenhum antecedente negativo e em perfeita harmonia com a liderança da época. Portanto, nenhum motivo para ser considerado inimigo da nação. Então, qual foi o motivo da rejeição de sua mensagem?
  • Apesar das seguidas advertências do profeta, as pessoas criam que mantinham correto relacionamento com Deus. Por que elas se enganaram tanto a respeito de sua verdadeira condição? Que mensagem isso traz para nós?
  • Jesus falou que há o perigo de querermos tirar o cisco no olho do outro, enquanto há uma trave no nosso (Lc 6:41-42). O que seria essa trave, e como tirá-la? Sem tirar essa trave teríamos condição de ver o cisco no olho do irmão sob a perspectiva correta?
  • Se era tarde demais para evitar a catástrofe nacional, por que o chamado ao arrependimento individual enfatizado pelo profeta? A razão poderia estar nas mudanças que o reavivamento e reforma poderiam fazer nas pessoas individualmente, e não na nação como um todo?
  • Hananias foi um falso profeta que quebrou o jugo na presença de Jeremias e dos sacerdotes, e predisse que Deus traria de volta os utensílios que foram saqueados do templo. Ele deu uma falsa mensagem de graça. Quais são as falsas mensagens de graça hoje contra as quais precisamos nos guardar?
  • Historicamente, os profetas foram maltratados e mal interpretados. O que isso nos ensina sobre a maneira de nos relacionarmos com os que levam a mensagem da testemunha verdadeira a Laodiceia? Pense nisso no contexto de Mt 23:29-31 aplicado a si próprio.
  • Jeremias disse que a palavra do Senhor era como fogo encerrado nos seus ossos. Como podemos conservar esse fogo ardendo em nós? E se perdemos o primeiro amor, o que fazer?