Vídeo: Seminário da Célia e Dawerson Souza

Célia Souza: a opinião de Deus sobre filmes, dramatizações e apresentações teatrais. Célia, Dawerson e sua família vivem no campo com seus filhos, perto de Capitólio MG. Baixar apresentação PowerPoint
“Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade?” [Gálatas 4:16].

“16. Tornei-me […] vosso inimigo? Paulo lhes dizia a verdade como dissera em ocasiões anteriores (cf. Gl 1:8, 9). Ele não havia mudado; seu evangelho não havia mudado. Por que então a atitude deles devia mudar em relação a ele? Paulo procurava libertá-los da escravidão do judaísmo, assim como antes os tinha libertado da escravidão do paganismo (ver com. de Gl 4: 9). Na realidade, Paulo era seu melhor amigo; estava disposto até a arriscar a perda de sua amizade, ao tentar resgatá-los dos “rudimentos fracos e pobres” do judaísmo (v 9). “Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos” (Pv 27: 6). O apelo de Paulo aos gálatas teve um efeito positivo (cf. AA, 388). O fato de os gálatas preservarem sua epístola sugere que eles atenderam a sua exortação e a valorizaram como instrumento de sua salvação. Essa atitude indica o apreço que tinham pelo interesse de Paulo por eles e sua aceitação da verdade que lhes havia apresentado.” [COMENTÁRIO BÍBLICO ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA, Vol 6, pág. 1072].

1. Rejeitar a reprovação leva à perda da alma. Satanás atuará sobre mentes acostumadas à condescendência, sobre pessoas que sempre agiram a seu bel-prazer, sobre aqueles para quem qualquer conselho ou reprovação para mudar seus objetáveis traços de caráter é considerado uma crítica destrutiva que os ata, restringe e lhes tira a liberdade de agir. O Senhor, em grande misericórdia, lhes enviou mensagens de advertência, mas eles não quiseram dar ouvidos à reprovação. Como o inimigo que se rebelou no Céu, eles não gostaram do que ouviram; não corrigiram o mal que haviam feito, mas se tornaram acusadores, declarando ter sido maltratados e não terem recebido a devida consideração. Agora é o momento da prova, do teste, da avaliação. Aqueles que, como Saul, persistirem em fazer as coisas a seu modo, sofrerão, como ele, a perda da honra, e finalmente a perda da alma (Carta 13, 1892).” [COMENTÁRIO BÍBLICO ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA, Vol 3, pág. 1319]. 

“Por isso também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes.” [I Tessalonicenses 02:13].

13. Dar graças a Deus. Ver com. de I Ts 1:2, 3. Paulo estava convicto da realidade da fé inicial de seus conversos e desejava impressioná-los com o senso dessa realidade, para que não fossem tentados a duvidar e abandonar a fé.

Recebido. Esta palavra e “acolhestes” são a tradução de dois verbos gregos diferentes. O primeiro deles, paralambanõ, significa a recepção externa, ouvir a mensagem; o segundo, dechomai, se refere à recepção interna e à aceitação da mesma.

Palavra de Deus. Paulo não tinha dúvidas acerca da origem da mensagem que pregava: sabia que provinha de Deus. Ele também ensinava aos tessalonicenses sobre as Escrituras Sagradas (At 17:2, 3). Ele se alegrava porque os tessalonicenses também reconheciam a autoridade divina de sua mensagem, e citou esse reconhecimento como o principal motivo de seu regozijo.

Operando eficazmente. Do gr. Energeõ (ver com. de Fp 2:13). Quando aceita na vida, a palavra cumpre sua tarefa divinamente designada.

Em vós, os que credes. A obra eficaz da palavra de Deus traz benefício apenas quando é “acompanhada com fé” naqueles que a ouvem (Hb 4:2). O evangelho é “o poder de Deus na salvação de todo aquele que crer” (Rm 1:16). Em uma das maiores bênçãos de Paulo, ele declarou como Deus é capaz de fazer por nós muito mais do que pedimos ou pensamos pela “eficácia” que opera eficientemente em nós” (Ef 3:20). Novamente, ele falou da experiência pessoal e contou como se empenhou na pregação com toda “eficácia” para que Deus “operasse eficientemente” nele (Cl 1:29). Neste caso, o poder da palavra de Deus estava operando nos crentes tessalonicenses, concedendo-lhes paciência sob provação e perseguição. [COMENTÁRIO BÍBLICO ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA, Vol 7, pág. 234].

“E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” [Tiago 01:22].

  1. Praticantes. Tiago se refere ao Sermão do Monte (ver p. 544; Mt 7:21-29). Isso qualifica o preceito já mencionado: ser “pronto para ouvir” (Tg 1:19). Não é suficiente lembrar o que ouvimos ou mesmo ser capaz de ensiná-lo a outros. Devemos, sistematicamente e persistentemente, praticar a “palavra da verdade” (v. 18) em nossa vida. Desse modo, o apóstolo Tiago concorda perfeitamente com os ensinos de Paulo: “Porque os simples ouvidores da lei não são justou diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados” (Rm 2:13).

E não somente ouvinte (ARC). Certamente isso não é uma condenação daqueles que ouvem a “palavra da verdade”. O erro está em “somente” ouvir e não coloca-la em prática na vida (ver com. de Mt 7:21-27; Rm 2:13).

Enganando-vos (ARC). Do gr. Paralogizomai, “enganar mediante um raciocínio falso”. Esse tipo de engano consiste em alguém enganar-se a si mesmo, por meio do raciocínio falso. Quem ouve se engana quando racionaliza que meramente ouvir a palavra ou debater muito acerca da verdade ou ser membro da igreja é o suficiente para a salvação. Deve haver uma transformação completa de vida pelo poder do Espírito Santo, que dá o poder aos crentes para serem “praticantes da palavra”. [COMENTÁRIO BÍBLICO ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA, Vol 7, pág. 559].

Não havendo profecia, o povo perece; porém o que guarda a lei, esse é bem-aventurado.” [Provérbios 29:18]. 

  1. Profecia. Do heb. Chazon. Em cada uma de suas 35 ocorrências, o termo se refere a uma visão profética. Com exceção dos oráculos do cap. 30 e 31, atribuídos respectivamente e Agur e Lemuel, a referência do versículo parece ser a única menção a profetas ou profecia neste livro. Contudo, todos os escritos de Salomão comunicam sabedoria e conhecimento ás pessoas, da parte de Deus.

O povo se corrompe. Do heb. Para’, “deixar ir”. A primeira parte diz literalmente: “Quando não há visão, o povo se perde [ou carece de limites].” Quando uma igreja ou nação se afasta tanto de Deus que Ele já não mais pode se comunicar diretamente com ela, mediante Seus mensageiros escolhidos, o povo carece de limites.

Lei. Nesse caso, a lei compreende toda a vontade revelada de Deus. Em vez da anarquia e da miséria resultantes de todas as ocasiões em que o ser humano faz o que é certo aos próprios olhos (Jz 17:6), há prosperidade e alegria quando a vontade do Senhor é seguida. [COMENTÁRIO BÍBLICO ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA, Vol 3, pág. 1184].

“Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.” [Atos 17:11].

  1. Nobres. Literalmente, “bem-nascidos” (ver I Co 1:26). Aqui a palavra significa o temperamento generoso e leal que idealmente deveria caracterizar aqueles de nascimento aristocrático. Era essa qualidade de bondade e mente aberta que o apóstolo e Lucas admiravam nos judeus da Bereia. Em contraste com os da sinagoga de Tessalônica, não eram escravos do preconceito, mas, com a mente aberta, estavam prontos para estudar as verdades apresentadas por Paulo.

Receberam a palavra. Isto é, a palavra de Deus. Paulo lhes apresentou o mesmo ensino bíblico que anunciara aos judeus de Tessalônica (v. 3).

Avidez. Ou, “zelo”. Eles desejavam a iluminação.

Examinando. Do gr. Anakrinõ, “investigar”, “examinar”, “analisar [evidências]”, sobretudo num sentido legal (At 4:9; 12:19). Em João 5:39 é utilizada uma palavra diferente, ereunaõ (“procurar”, “examinar”). Os bereanos usaram a razão santificada ao estudar as Escrituras e descobriram que as palavras inspiradas falavam de um Messias que sofreria e ressuscitaria. Depois de examinar as evidências e descobrir a verdade, provaram sua sinceridade ao aceitar o novo ensino. Os conversos de Bereia sempre têm sido considerados, em especial por aqueles que enfatizam o direito do raciocínio individual, como representantes de que demostra o equilíbrio adequado entre razão e fé, evitando tanto a incredulidade cega quanto o ceticismo. Em sua avidez por investigar aquilo que era proposto como verdade e em conferir na autoridade venerada, as Escrituras, para então seguir a verdade que haviam descoberto, constituem um bom exemplo a seguir.

Todos os dias. O uso desta expressão sugere que a permanência de Paulo com os bereanos foi suficiente para pelo menos orientar os alunos em um estudo aprofundado da Palavra. . [COMENTÁRIO BÍBLICO ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA, Vol 6, pág. 361].

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” [Apocalipse 3: 22].

  1. Quem tem ouvidos. Exortação solene usada muitas vezes por Cristo para enfatizar uma verdade importante que acabava de ser declarada (ver Mt 13:9, 43; Lc 14:35; etc.; cf. Ap 2:7. 11). Num sentido geral, todos têm “ouvidos” e deviam dar atenção, mas talvez Cristo estivesse Se referindo principalmente à percepção espiritual por meio da qual os de coração sincero podem ver o verdadeiro significado e, como resultado, ser iluminados (cf. Is 3:9, 10). [COMENTÁRIO BÍBLICO ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA, Vol 5, pág. 402].

 

 

 

Novidades Janeiro e Fevereiro de 2020

Novidades Janeiro e Fevereiro de 2020

Estreia: Sexta 28 de fevereiro, 19h. Vídeo de 40 minutos (acumulou!) Links: Mais de Cem Bíblias Dizem “te digo hoje” Apostila de Remédios Naturais Agatha Thrash (Uchee Pines) Misticismo banhado em Lágrimas – Livro de Badenas na CPB Estudar Teologia? Esquece Dízimos e...

O ICEVES está de volta com Odair Faria

O ICEVES está de volta com Odair Faria

Odair Faria e equipe prepararam esse vídeo para você, compartilhe e apoie! Aumente o volume no máximo, talvez queira instalar o plugin chrome Volume Booster (vai abrir em nova aba).

Paulo Cordeiro Opina sobre a Bíblia White

Paulo Cordeiro Opina sobre a Bíblia White

De uma coisa podem ter a certeza: se essa “Bíblia White” contiver erros, não terá, seguramente, mais erros do que todas as outras versões bíblicas que circulam por aí!

Walter Veith e as Linhas de Alta Tensão

Walter Veith e as Linhas de Alta Tensão

Excerto de Carta a Daniel Silveira sobre o perigo de radiação eletromagnética proveniente de condutores elétricos. Sobre os fios de alta tensão, eu li vários artigos sobre os maus efeitos das linhas de transmissão de alta voltagem, mas muito do que é dito é...

Estudo Bíblico para Adventistas: O Verdadeiro Evangelho

Estudo Bíblico para Adventistas: O Verdadeiro Evangelho

Estudo Bíblico Verdadeiro Evangelho - Dennis Priebe by Congresso MV on ScribdTradução do Estudo: Caroline Formighieri. Abaixo ele está em forma de vídeo.1. DUAS DEFINIÇÕES DE PECADO 2. RESULTADO DO PECADO x PENALIDADE DO PECADO 3. PECADO COMO ESCOLHA 4. E O PECADO...

WhatsApp chat