Evangelho Social ou Evangelho Eterno? A ADRA é valiosa e faz um bom trabalho, que bem poderia ser executado pelo Exército de Salvação. Pois ela não pode proselitizar. Devemos ficar com a ASA, que reflete o trabalho de Dorcas. Temos que dar ao mundo a bolacha completa de Isaías 58, não só o recheio gostoso. O evangelho social do mero pão e peixe embala o receptor num consolo ilusório e induz o agente caritativo a um tipo de ecumenismo prático. Sermão numa IASD de São Paulo de 23/07/2016.

ADRA-proselitize-not

 

 
 
 
 
 
E. J. Waggoner: “Há o o clamor por um evangelho social, apesar de o significado dessa expressão nem sempre ser fácil de definir. O pregador põe em segundo plano verdades eternas e passa a se focar nas necessidades físicas. Ele negligencia a palavra de Deus e vai servir as mesas. Esquece a fome da alma ao se centrar nas necessidades do corpo.” Dizem que se Jesus viesse hoje, Jesus colocaria o mundo nos eixos e faria maravilhoso trabalho social, tipo uma esquerda política…

 

“E nossa resposta para tudo isso é que se Cristo viesse novamente, Ele viria como veio antes, para libertar do cativeiro do diabo e para salvar pessoas dos seus pecados, sejam pobres ou ricos. Ele teria compaixão agora como teve então dos sofrimentos, fome, ignorância, e necessidades da multidão em gemidos. Ele apelaria aos que O amam para se ocuparem em aliviar qualquer tipo de necessidade humana. Mas Sua grande obra ainda seria convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo porvir, provar para o homem que a grande causa de sua miséria não está em coisas externas, mas em sua inimizade para com Deus e o mal de seus próprios corações; e elevá-los pela fé, arrependimento, e regeneração a uma vida nova e mais feliz. Nós não podemos e não ousamos pregar qualquer outro evangelho. Nossa obra é moral, não política, nossas armas são espirituais e não carnais.” EJW – Present Truth UK May 9, 1895, p. 292.4

 

Ellen White diz: “O governo sob que Jesus viveu era corrupto e opressivo; clamavam de todo lado os abusos — extorsões, intolerância e abusiva crueldade. Não obstante, o Salvador não tentou nenhuma reforma civil. Não atacou nenhum abuso nacional, nem condenou os inimigos da nação. Não interferiu com a autoridade nem com a administração dos que se achavam no poder. Aquele que foi o nosso exemplo, conservou-Se afastado dos governos terrestres. Não porque fosse indiferente às misérias do homem, mas porque o remédio não residia em medidas meramente humanas e externas. Para ser eficiente, a cura deve atingir o próprio homem, individualmente, e regenerar o coração.  DTN 358.1

 

“Unicamente o método de Cristo trará verdadeiro êxito no aproximar-se do povo. O Salvador misturava-Se com os homens como uma pessoa que lhes desejava o bem. Manifestava simpatia por eles, ministrava-lhes às necessidades e granjeava-lhes a confiança. Ordenava então: ‘Segue-Me.’ João 21:19″ CBV 143.3 (Grifo acrescentado)

 

“O Senhor traçou nossa maneira de agir. Como povo não devemos imitar nem harmonizar-nos com os métodos do Exército de Salvação. Essa não é a obra que o Senhor nos mandou fazer. Também não é nossa obra condená-los nem falar duramente contra eles. Há no Exército de Salvação pessoas preciosas, abnegadas. Devemos tratá-las com bondade. Há entre elas pessoas honestas, que estão sinceramente servindo ao Senhor, e que verão maior luz, chegando à aceitação de toda a verdade. Os obreiros do Exército de Salvação estão procurando salvar os negligenciados, espezinhados. Não devem ser desencorajados. Devem poder realizar esse tipo de trabalho pelos seus próprios métodos e a sua própria maneira. Mas a obra que os adventistas do sétimo dia devem fazer foi claramente indicada pelo Senhor. Reuniões campais e em tendas devem ser realizadas. A verdade para este tempo deve ser proclamada. Um testemunho decidido precisa ser sustentado. E os sermões devem ser tão simples que as crianças consigam compreendê-los” T8 184.3

O evangelho social nos une ainda mais com Babilônia ????  e junta nossos interesses, marginalizando as diferenças.

 
Gálatas 1:8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.