por Leon J. Lyell. Original https://www.biblesabbath.org/tss/492/tss_492.pdf

No sul da China no final da década de 1840, surgiu um tipo único de cristianismo – o Movimento Taiping. Milhões aceitaram sua liderança, mas missionários “cristãos” estrangeiros a rejeitaram.

Os Taipings reverenciavam a Torá e adotavam o sábado do sétimo dia! Esta é a história de um homem na busca por Deus. E a corrupção dessa busca pelo conselho de associados com motivação política. É também a história de uma tentativa de trazer uma vida melhor para o povo da China e como essa busca foi frustrada. Na parte 1 nós examinamos o Movimento Tapiping. Na parte 2 nós revisamos algumas das principais crenças dos Cristãos Taipings.

Não há dúvida de que os Taipings buscaram criar uma teocracia. Sua constituição insistia em altos padrões morais, freqüência à igreja e compaixão para com os necessitados. Por exemplo, fumar ópio, o uso de tabaco e vinho, prostituição, atar os pés, a venda de escravos, jogos de azar e poligamia eram todos proibidos. Hong tentou modelar seu governo nos preceitos dos Livros de Moisés, na medida em que os compreendia.

Mas qual era exatamente a mensagem de Hong? Temos evidências suficientes para fazer nosso próprio julgamento sobre se sua forma de religião era bíblica? Onde suas crenças diferem das nossas, quanto disso é devido à diferença de cultura e quanto é sobre uma diferença substancial de compreensão da Palavra de Deus?

Lembre-se de que, no Ocidente, freqüentemente presumimos que muitos costumes são bíblicos quando, na verdade, a investigação prova que isso é falso. Lembre-se também de que na aldeia de Hong a Bíblia como um único volume simplesmente não estava disponível. O outro problema para Hong era que não havia traduções confiáveis. Uma coisa é certa, Hong fez o possível para adaptar sua vida aos preceitos bíblicos que possuía. A maioria de seus conceitos religiosos veio de sua própria leitura da Bíblia.

Então, como Hong obteve suas crenças e quais eram exatamente?

A principal fonte de Hong foi o material que ele recebeu em suas primeiras visitas a Cantão. Igualmente significativa foi a Bíblia traduzida por Gutzlaff. Um observador da época, Thomas Meadows, observou que “A Bíblia é seu padrão mais elevado” entre os Taipings. Os estudos tradicionais na China se voltaram para os “Quatro livros e os cinco clássicos”, e estes formaram a base dos exames para o serviço público. Hong não abandonou os melhores estudos do passado, mas acreditava que, se esses livros diferiam da Bíblia de alguma forma, era porque os clássicos chineses haviam sido mal interpretados ou porque os próprios clássicos estavam errados.

No reino de Hong, o exame de serviço civil foi baseado na Bíblia!

Em resposta à acusação de que estava simplesmente seguindo caminhos estrangeiros, Hong respondeu que:

“[Aqueles que nos acusam disso] não sabem que no mundo antigo monarcas e súditos todos adoravam o Grande Deus. Quanto ao grande Caminho ou adoração ao Grande Deus, desde o início, quando o grande Deus criou em seis dias céu e terra, montanhas e mares, homem e coisas, tanto a China quanto os países bárbaros do oeste têm andado continuamente no grande Caminho. A China também andou no grande Caminho, mas nos mais recentes um ou dois mil anos, a China seguiu erroneamente o caminho do diabo … “[Michael II, p 113 – 114]

Principais Crenças
Deve ser declarado desde o início que, como acontece com todos os grupos religiosos, seria errado pintar um quadro de crenças estáticas. As compreensões se desenvolveram e uma das coisas tristes a contemplar é considerar onde o sistema de crença Taiping poderia ter acabado se tivesse permitido florescer. O outro fato a considerar é que, uma vez que o movimento se tornou uma força política, está claro que alguns líderes Taiping usaram suas posições religiosas para controlar a direção política de seus seguidores, muitos dos quais não estavam interessados ​​em se tornarem “adoradores de Deus”. As direções do período anterior de Hong parecem ser as mais puras e formar o pano de fundo para a adoção de Hong do sábado do sétimo dia.

Deus
Os Taipings enfatizavam o monoteísmo. Havia apenas um Deus e seu nome era Shangdi, um termo que remonta aos tempos mais antigos da história chinesa. A frase “Jeová” parece não ter sido usada na literatura Taiping, entretanto isso pode ser devido a um mal-entendido da frase Shenyehuohua em uma tradução da Bíblia por Morrison. Hong analisou o nome para significar Shenye – “Deus-Pai” e Huohua, que Hong considerou ser o nome dado para Deus. Hong se opôs à ênfase dos missionários protestantes em Deus como sendo sem forma e enfatizou que o homem foi feito à imagem de Deus.

Muito do ensino de Taiping sobre Deus veio do Pentateuco, que junto com o livro de Josué é aparentemente tudo o que eles publicaram do Antigo Testamento. Seu entendimento da história desde a criação até a promulgação da lei foi, portanto, excelente, assim como sua aceitação das lições daquela parte da Bíblia.

Uma das inovações de Hong foi ver Deus como uma família! Aqui, a forte ênfase na vida familiar na cultura chinesa pode ser vista como influente junto com a antipatia de Hong pelo argumento das missões cristãs de que Deus não era antropomórfico e da elite educada chinesa de que o Grande Deus era um “princípio último” não pessoal.

Hong via Deus como o Pai, Jesus era o primeiro filho, mas o próprio Hong era um irmão mais novo de Jesus. Tanto Hong quanto um filho do céu tinham uma esposa e esse padrão foi visto como repetido no céu, onde Deus, o Pai, também tinha uma esposa.

Antes de condenarmos esta última noção como absurda, pense por um momento sobre a dificuldade de conceituar a noção da trindade, que Hong condenou como sem sentido. Acima de tudo, Hong buscou uma maneira de entender Deus. Ele insistiu que Deus poderia ser compreendido e buscou entendê-lo em termos simples.

Pecado
Os Dez Mandamentos eram o padrão pelo qual se esperava que toda a comunidade vivesse. Os Taipings os citavam extensivamente e escreveram comentários sobre eles, acrescentando referências de provérbios chineses e outros escritos.

Por exemplo, um comentário sobre os Dez Mandamentos tem estes comentários:

“Os Dez Mandamentos Celestiais foram estabelecidos pelo Grande Deus.
“O Primeiro Mandamento celestial: Deves honrar e adorar o Grande Deus.
“O grande Deus é o Pai Universal de todas as nações do mundo. Todos os homens nascem e são nutridos por ele, todos os homens são protegidos por ele e todos os homens devem, portanto, adorá-lo respeitosamente de manhã e à noite, e reconhecer sua graça . Há um ditado comum: “Produzido pelo Céu, nutrido pelo Céu e Protegido pelo Céu … ‘” [Michael II, 119-120]
O sétimo mandamento foi expandido para; “Não cometerás adultério nem serás licencioso.” O Comentário deixa claro que o mandamento inclui “lançar olhares amorosos …”, o que é consistente com o comentário do próprio Cristo sobre o assunto.

O pecado era, portanto, uma violação da Lei do Céu, mas enquanto os clássicos chineses freqüentemente falavam do “Céu” como um princípio impessoal, os Taipings reconheciam que o Céu era digno de adoração. Desde o início, Deus procurou resgatar a humanidade de seu pecado. Deus enviou a Israel os Dez Mandamentos e quando a humanidade mais tarde “caiu na miséria”, o Céu enviou:

“[O] filho primogênito, o irmão mais velho celestial, Jesus veio ao mundo para salvar a humanidade e sofrer extrema miséria e tristeza a fim de redimir os pecados da humanidade … Se os homens conhecessem a base de sua redenção, que consiste em o sacrifício de sua vida pela salvação do mundo, eles seriam capazes de avaliar o quão digno de toda a honra é nosso irmão celestial mais velho; ainda mais, eles sentiriam que nosso Pai Celestial deve ser constantemente considerado com piedosa reverência. ” [Michael II, 239-240]

 

Não apenas Deus comissionou o antigo Israel e Seu Filho, nestes últimos tempos ele comissionou Hong:
“De cuja vinda a verdadeira doutrina começou a se manifestar claramente.
“Sabedoria e inteligência dotadas pelo Céu excederam em muito a ordem comum;
“Sua disposição é benevolente e preserva o correto. Ele cumpre a ordem do Céu;
“Com recompensas e punições claramente distinguidas, a lei do Céu é manifesta.” [Michael II, p 243]
A lei do céu se manifestou concretamente nas conquistas iniciais de Taiping no estabelecimento da “capital celestial” em Nanjing.

Lidar com o pecado envolveu uma forte medida de eliminar o pecado e substituí-lo pela obediência à lei. Ao promover o bom caráter, Hong promoveu a retidão e a moralidade, que haviam sido enfatizadas nos clássicos chineses. Os “adoradores de Deus” tinham que praticar a justiça.

Por causa dessa ênfase, alguns descartaram o movimento Taiping como não cristão, porque acreditavam na “bondade original” em vez da visão tradicional do “pecado original”. Até certo ponto, este é um argumento falso, pois representa uma diferença de ênfase.

Observâncias religiosas
Há muito que não sabemos sobre o Movimento Taiping e uma série de contradições no que “sabemos”. Em um grande movimento envolvendo milhões de pessoas, que surgiu e ganhou destaque em um curto espaço de tempo, isso não deve ser surpresa.

O batismo era provavelmente a cerimônia mais importante e era usado para representar a liberdade do pecado. Os candidatos chegaram a uma mesa sobre a qual foram colocados dois lampiões e três xícaras de chá. Uma confissão de pecados previamente escrita foi queimada. Os candidatos então tinham que concordar oralmente em não adorar demônios ou cometer atos malignos. Eles se comprometeram a seguir as Leis do Céu. Então água foi derramada sobre suas cabeças e eles disseram: “Meu pecado foi lavado. Eu coloquei de lado o velho e agora estou renovado.” Eles então se levantaram e iam até o rio onde foram imersos, pedindo a Deus que os perdoasse.

Taipings observam o sábado do sétimo dia
O sábado do sétimo dia foi cuidadosamente observado. Nas sextas-feiras, uma grande bandeira era exibida, sinalizando a aproximação do sábado. Sua observância começou ao pôr do sol de sexta-feira. O culto era de adoração, celebrado à maneira tradicional chinesa com bolos e frutas, e exposição da Bíblia, e acontecia à meia-noite.

Sacrifícios de animais, iguarias, chá e arroz eram oferecidos em uma tradição que lembrava algo do Antigo Testamento. Eles não tinham a intenção de “ganhar mérito”, como era frequentemente o caso na prática religiosa chinesa, visto que era seguido por uma frase reconhecendo que foi por meio dos “méritos de nosso Salvador e irmão mais velho celestial Jesus, que nos redimiu do pecado”. A partir disso, parece claro que o Taiping buscava se tornar perfeito, não havia um sentido de ganhar a salvação.

Os Regulamentos do Cerimonial Taiping exigiam o seguinte:

“Dentro [do tribunal] e fora, todos os vários oficiais e pessoas devem ir todos os sábados para ouvir a exposição da Bíblia Sagrada, reverentemente e oferecer seus sacrifícios e adorar e louvar o Pai Celestial, o Senhor Supremo e Grande Deus. Em todo sétimo sete, o quadragésimo nono dia, o sábado, o coronel, os capitães e os tenentes devem ir por sua vez às igrejas nas quais residem os sargentos sob seu comando e expor os livros sagrados, instruir o povo, examinar se eles obedecem aos mandamentos. .. “[Michael II, p 320]
O costume de um sábado especial a cada sete sábados é interessante. Poderia essa ideia ser derivada de alguma forma de uma tradução pobre de Levítico 23: 15-16? Pesquisas adicionais podem descobrir a resposta. A tradução King James desses versículos lida;
“E contareis a partir do dia seguinte ao sábado, a partir do dia em que trouxerdes o molho da oferta movida; sete sábados serão completos: até o dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinqüenta dias …”
E apenas no caso de haver alguma dúvida sobre quando o sábado do sétimo dia foi observado, em resposta a uma pergunta sobre isso, a resposta do Hong Renkan foi:
“O sábado é observado pela reunião à meia-noite para oração e louvor. Quando a paz é restaurada, o sábado deve ser estritamente observado. É guardado no sétimo dia da semana.” [Clarke e Gregory p 242]
Até onde pode ser verificado, embora a rodada tradicional de cerimônias anuais do calendário chinês não fosse observada, não há evidência de que eles observassem quaisquer celebrações “cristãs” anuais, como o Natal ou a Páscoa. Embora eles tivessem um conhecimento vigoroso dos primeiros cinco livros nesta fase, não encontrei nenhuma evidência clara de que eles consideravam o local dos dias santos anuais de Levítico 23.

Fraquezas do Cristianismo Taiping
É claro que havia uma série de “fraquezas” no cristianismo de Taiping, e é incorreto alegar que o cristianismo de Taiping era simplesmente uma variante chinesa da Igreja de Deus, que florescia na América. A Bíblia deles estava incompleta e a adoção entusiástica de um papel político permitiu que o egoísmo de Hong obscurecesse sua pureza espiritual original.

Por exemplo, embora Hong estivesse claramente convencido de que Deus era um, ele considerava Cristo como um degrau abaixo, em certo sentido, como um ser criado. O próprio Hong era simplesmente um irmão mais novo de Jesus – um filho mais novo de Deus. Com o tempo, porém, esse entendimento foi traduzido por conselheiros políticos em uma crença na divindade de Hong, eventualmente afirmando que ele não era outro senão Melquisedeque. Essa ancestralidade divina foi claramente projetada mais para fortalecer sua posição de influência como uma força política na China. Não é surpreendente que “reis” rivais dentro do movimento Taiping também tenham começado a reivindicar revelações especiais de Deus. E, novamente, o contexto dessas reivindicações é que literalmente dezenas de milhões de pessoas na China estavam olhando para Hong para reformar a nação. Muitos acreditavam que as dinastias mudariam e queriam ter certeza de que estariam bem protegidas dentro do novo governo.

O próprio Hong não era um bom administrador e, em seus últimos anos, recebeu algum apoio interno de Hong Rengan, que parece ter sido mais amplamente lido na literatura cristã e desejava apresentar outras idéias ocidentais úteis, como trens, relógios, navios a vapor e semelhantes. Mas sua intervenção foi tarde demais para salvar o movimento.

Muitas das fraquezas do cristianismo de Taiping foram resultado da fraca influência dos missionários ocidentais. Os termos básicos não foram explicados e quase não havia compreensão do pano de fundo do qual o público chinês receberia tais conceitos. Faltavam professores experientes e um conhecimento maduro das escrituras.

Alguns missionários estavam convencidos de que o movimento estava de fato preparando o solo chinês para uma ampla conversão ao verdadeiro evangelho. Nesse contexto, alguns missionários tentaram influenciar Hong. Mas, novamente, muitos desses esforços foram prejudicados por diferenças de personalidade; incompreensão cultural e o fato de que a maioria dos missionários primeiro quis “corrigir” algumas noções. Muitos dos supostos erros dos Taipings eram conceitos difíceis de sustentar biblicamente. Por exemplo, a doutrina da trindade e, em particular, a personalidade do Espírito Santo não foram aceitas pelos Taiping e por essa razão muitas vezes foi o primeiro assunto levantado pelos missionários ocidentais. De muitas maneiras, se houvesse representantes devidamente treinados daqueles das tradições sabatistas, talvez houvesse uma chance melhor de que o cristianismo de Taiping tivesse se desenvolvido. Em vez disso, a desconfiança e o mal-entendido levam a um colapso na comunicação real.

O que poderia ter acontecido?
Esta é uma pergunta intrigante. Se pensarmos no progresso que os Taipings fizeram em sua compreensão do Deus da Bíblia e Seus caminhos em um curto espaço de tempo, com uma Bíblia incompleta e mal traduzida, podemos apenas nos maravilhar. O cerne religioso do movimento inicial era, ao que parece, a busca pelo Deus que está sempre disposto a revelar-se aqueles que O buscam diligentemente [Hebreus 11: 6]. Quem somos nós para julgar se eles serviram ao Deus verdadeiro, que realmente conhece os seus? Para todos nós o nosso conhecimento é parcial – incompleto – o importante é acompanhar o que sabemos.

Há duas lições tristes, é claro, na história. A primeira é que, tendo se empenhado com tanto vigor para se aproximar de Deus e melhorar a sorte de seu país, a liderança Taiping parece ter se envolvido na política do mundo, que para alguns então se tornou um fim em si mesma. O potencial de poder pode ter significado que a busca pela verdade veio em segundo lugar. A outra lição triste é que aquelas nações “cristãs” e seus estabelecimentos religiosos, ao se oporem ao cristianismo Taiping, cortaram toda a ajuda a um movimento que, se fosse bem-sucedido, teria visto uma forma inteiramente nova de cristianismo. Se tivesse sido permitido seguir os padrões do passado com respeito à mudança de dinastias, a China seria hoje uma nação observadora do sábado. E depois de cem anos de guarda do sábado, onde poderia aquela nação estar hoje em seu conhecimento do Grande Deus?

Quora: Em geral, as opiniões católicas sobre os Taiping eram bastante negativas, devido em grande parte ao fato de os Taiping geralmente não reconhecerem os católicos como companheiros cristãos, e os numerosos relatos de tropas taiping matando convertidos católicos mesmo depois de 1853. No final, repercussões para os católicos foram menores, já que a Rebelião Taiping foi principalmente associada ao Luteranismo. Charles Chen (陈朝威) https://www.quora.com/How-did-the-pope-respond-to-the-Taiping-Rebellion-at-the-time

Portanto, embora eu não possa dizer o que o Papa disse, pelo menos podemos dizer que outros governos católicos se opuseram fortemente. Keilian em https://www.reddit.com/r/AskHistorians/comments/6qdmvz/how_did_the_pope_respond_to_hong_xiuquan_claiming/