A recusa de cooperar com o governo foi a base para o movimento liderado por Gandhi, na Índia, em meados do século XX. Esse princípio foi posteriormente usado pelos negros no sul dos EUA para acabar com a segregação contra eles, liderados pelo pastor protestante Martin Luther King, e com sucesso. O movimento posteriormente acabou tendo seus nobres ideais deteriorados, e se tornou a base para as ações de direitos trabalhistas da atualidade, com os sindicatos e greves.

Deus tem repulsa pelas greves, o que fica claro em textos como: EGW “Essas cidades estão repletas de toda espécie de iniquidade — com greves e assassínios e suicídios.” Ou EGW “Roubos ousados são ocorrência freqüente. As greves são comuns. Cometem-se por toda parte furtos e assassínios.” BS 134.3 os sindicatos. Em razão de monopólios, sindicatos e greves, as condições da vida nas cidades estão-se tornando cada vez mais difíceis. Sérias aflições encontram-se perante nós; e sair das cidades se tornará uma necessidade para muitas famílias. – {CBV 364.3}

Por um lado, temos a instrução divina de:

1 Pe 2:13 Sujeitai-vos a toda autoridade humana por amor do Senhor, quer ao rei, como soberano,

Rm 13:1 Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus.
2 Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.

Desobediência civil ou não cooperação civil é o ato intencional de desobedecer uma lei ou autoridade civil  por uma convicção que procedede de uma autodidade superior, para os cristãos, a Bíblia ou sua consciência.

A não cooperação só deve ser exercida quando estão envolvendo princípios espirituais. Não de vantagens pessoais, ainda que a demanda seja justificada. Repare que Deus não instruiu os israelitas a pararem de fazerem tijolos 🧱 para os egípcios. Eles continuaram trabalhando e sofrendo. “Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus.” 1 Pe 2:20

Na Bíblia Mas quando está em jogo a lealdade a Deus, o cenário muda. Quando os apóstolos foram proibidos pelos sacerdotes de pregaram no templo (e a nação judaica ainda era o povo de Deus, o apedrejamento de Estêvão ainda não tinha acontecido), eles desobedeceram, pois tinham uma ordem vinda de uma instância superior a dos sacerdotes. Responderam: “Mais importa obedecer a Deus do que aos homens”. Atos 5:29

Outros cenários de desobediência civil: os jovens hebreus perante a estátua dourada de Nabucodonosor (Dn 3), as parteiras egípcias que não cumpriram a ordem do rei de matar os bebês masculinos (Ex 1), Daniel se recusou a deixar de orar a Deus (Dn 6), Obadias desobedeceu Acabe e escondeu os profetas de Deus cavernas (1 Rs 18:4), a Raabe escondeu os dois espias. Já pensou se Jesus tivesse pedido permissão de purificar o templo?
O povo protestou e livrou Jonatas da sentença de morte do rei Saul:
“disse Saul: Assim me faça Deus, e outro tanto, se tu, certamente, não morreres, Jônatas. Mas o povo disse a Saul: Morrerá, porventura, Jônatas, que operou esta grande salvação em Israel? Tal não suceda! Como vive o Senhor, não lhe há de cair no chão um só cabelo da sua cabeça! Pois com Deus fez isso hoje. Assim o povo livrou Jônatas, para que não morresse.” 1Sm 14:44-45

Texto de Ellen White Na seguinte citação é apresentado o dever de pôr esse princípio em prática hoje. Não envolve caisas sociais, tão tentadoras hoje (mais em congressomv.org/adra); veja:

EGW “Tenho alguma coisa que dizer aos obreiros de cada casa publicadora existente entre nós: Se você ama e teme a Deus, recuse o contato com aquele tipo de conhecimento contra o qual Deus advertiu a Adão. Recusem-se os digitadores de escrever uma única frase a respeito dessas coisas. Abstenham-se os revisores de ler; os impressores, de imprimir; e os encadernadores, de encaderná-las. Se for pedido que você faça esse trabalho, convoque uma reunião dos obreiros da instituição, a fim de que haja compreensão do que essas coisas significam. Podem os que administram a instituição insistir em que você não é responsável, que aos administradores compete decidir esses assuntos. Mas você é responsável — responsável pelo uso dos seus olhos, mãos e mente. Eles lhe foram confiados por Deus para usá-los para Ele, não para o serviço de Satanás. – {T7 167.4}
Quando são impressos em nossas casas publicadoras assuntos que incluem erros que neutralizam a obra de Deus, Ele considera responsáveis não somente os que permitem que Satanás prepare uma armadilha para as pessoas, mas também os que de qualquer maneira cooperam na obra da tentação. – {T7 168.1}

Conclusão O princípio está claro: devemos nos recusar a colaborar de qualquer forma com o avançamento do erro.

Reconheçamos: tendo crescido em um país de herança católica, temos a tendência de ser passivos, e aceitar tudo o que vem de cima. Mas nesse caso isso foi agravado com a modificação do texto pela CPB. Se fosse só em um lugar, poderia ser um lapso acidental, mas duas vezes o verbo “recusar” foi trocado por “evitar”, abrandando assim a orientação divina.

Se você ama e teme a Deus, evite [inglês diz ‘refuse’, recuse] o contato com aquele tipo de conhecimento contra o qual Deus advertiu a Adão. Evitem [ingl. recusem] os digitadores de escrever uma única frase a respeito dessas coisas.

Isso se expande a todos os ramos da obra e precisamos da sabedoria divina, mas sobretudo da firmeza de Daniel. Que Deus nos ajude.