Fluxos anormais, polução noturna, menstruação. Não toqueis nada imundo, e eu vos receberei, diz o Senhor. As leis sanitárias não foram cravadas na cruz. 0:00 Abertura e revisão 7:50 Fluxo anormal genital do homem 10:04 Gonorreia, Tricomaníase, Calamídia, Candidíase, Uretrite, Balanite 11:55 Impureza pelas DST e purificação 15:34 Impureza por polução noturna 17:45 Relação sexual 19:00 Imundo até à tarde: distanciamento social 21:20 Menstruação 27:13 Fluxo anormal e purificação 30:03 Resuminho e EGW Israel 33:07 Mensagens decisivas para chuva serôdia 35:08 Renovação a aliança

Salmo 119:4 Tu ordenaste os teus preceitos para que os cumpramos diligentemente.

EGW As palavras de Cristo [Bem-aventurados os puros, porque verão a Deus], todavia, abrangem mais que a isenção da impureza sensual, mais que a ausência daquela contaminação cerimonial que os judeus tão rigorosamente evitavam. DTN 208.1

EGW A direção dada a Moisés pelo Filho de Deus, relativamente à instrução dos filhos de Israel, é hoje tão essencial como foi outrora e os pais devem segui-la tão diligentemente como o antigo povo de Deus. CES 45.2

2 Coríntios 7:1 Purifiquemo-nos de
toda a imundícia da carne e do espírito,

EGW [Lord Palmerston disse:] “Limpai e desinfetai vossas ruas e casas, promovei a limpeza e a saúde entre os pobres, e providenciai para que tenham abundância de bom alimento e vestuário, e executai corretas medidas sanitárias, em geral, e não tereis nenhuma ocasião para jejuar e orar. Tampouco o Senhor ouvirá vossas orações enquanto estas Suas precauções permanecerem desatendidas”. Sa 32.2
Diz Paulo: “Purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus”. Sa 33.1

EGW Foi ordenada uma limpeza escrupulosa bem como uma ordem estrita por todo o arraial e arredores. Pôs-se em execução um regulamento sanitário completo. A toda pessoa que estivesse imunda por qualquer motivo, era vedado entrar no acampamento. Tais medidas eram indispensáveis para a conservação da saúde em meio de uma multidão tão vasta; e também necessário era que se mantivessem ordem e pureza perfeitas, para que Israel pudesse desfrutar da presença de um Deus santo. Assim Ele declarou: “O Senhor teu Deus anda no meio do teu arraial, para te livrar e entregar os teus inimigos diante de ti: pelo que o teu arraial será santo.” PP 270.2

EGW Então, em cada família ascendam ao Céu orações tanto de manhã como na hora fresca do pôr-do-sol em nosso favor, apresentando diante de Deus os méritos do Salvador. De manhã e à tarde, o universo celestial toma nota de cada família que ora. JMM 316.2

Salmo 50:23 Aquele que oferece por sacrifício ações de graças me glorifica.

EGW Nos ensinos dados por Deus a Israel, foi dispensada cuidadosa atenção à conservação da saúde. O povo que tinha saído da servidão, com os hábitos desasseados e nocivos que ela facilita, foram sujeitos ao mais rigoroso preparo no deserto, antes de entrar em Canaã. Foram-lhes ensinados princípios de saúde e impostas leis sanitárias. CBV 277.1

EGW Toda a Bíblia é dada por inspiração de Deus, e é proveitosa. Devemos dar atenção ao Antigo Testamento, não menos que ao Novo. Estudando o Antigo Testamento, encontraremos fontes vivas a borbulhar onde o descuidado leitor apenas divisa um deserto. CP 462.2

EGW Há verdades gloriosas a serem apresentadas perante o povo de Deus. Privilégios e deveres que sequer suspeitam haver na Bíblia serão revelados aos seguidores de Cristo. {1888 333.1 – 1889}

EGW [Êx 19:3-8] Esta aliança está tanto em vigor hoje como quando o Senhor a fez com o antigo Israel (SW, 01/03/1904).
EGW Este é o compromisso que o povo de Deus deve fazer nestes últimos dias. O serem aceitos por Deus depende do fiel cumprimento dos termos do acordo feito com Ele. Em Sua aliança, Deus inclui a todos que Lhe obedeçam. (MG [MM 74], 140)

EGW O evangelho é dado em preceitos no livro de Levítico. Requer-se obediência implícita agora, como então. Quão importante é que entendamos o significado dessa palavra. Só duas classes se desenvolverão no mundo — os obedientes e os desobedientes. CT 64.4

EGW Se nas cenas finais da história da Terra, aqueles a quem são proclamadas verdades decisivas seguissem o exemplo dos bereanos, examinando diariamente as Escrituras, e comparando com a Palavra de Deus as mensagens a eles levadas, haveria hoje em dia grande número de pessoas leais aos preceitos da lei de Deus, onde agora existem relativamente poucos. Mas quando são apresentadas verdades bíblicas impopulares, muitos se recusam a pesquisá-las. Embora incapazes de refutar os claros ensinos da Escritura, manifestam extrema relutância em estudar as evidências oferecidas. Alguns presumem que mesmo sendo essas doutrinas verdades incontestes, pouco importa aceitarem ou não a nova luz; e apegam-se a fábulas agradáveis usadas pelo inimigo para desviar as almas. Assim são suas mentes cegadas pelo erro, e eles ficam separados do Céu. AA 124.3

EGW As regras observadas no acampamento dos israelitas são um exemplo para nós. Foi Cristo quem concedeu aquelas instruções especiais a Israel, e Ele pretende que elas se apliquem também a nós, os que vivemos nos dias finais do mundo. Devemos estudar cuidadosamente as especificações da Palavra de Deus e pôr em prática essas orientações como sendo a vontade de Deus. T6 34.4

EGW Uma solene declaração foi feita ao antigo Israel de que o homem que permanecesse impuro e recusasse purificar-se, devia ser eliminado da congregação. [Nm 19:20] Isto tem um significado especial para nós. Se naquele tempo era necessário que o impuro se purificasse pelo sangue da aspersão, quão imprescindível é para os que
vivem nos perigos dos últimos dias, expostos às tentações de Satanás, terem diariamente o
sangue de Cristo aplicado ao seu coração! T4 123.1

EGW Deixou o Senhor de ser um Deus de ordem? Não. Ele é o mesmo tanto na presente dispensação como na passada. Diz Paulo: “Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz.” 1 Coríntios 14:33. Ele é tão específico hoje como então. Deseja que aprendamos lições de ordem e organização a partir da perfeita ordem instituída nos dias de Moisés para benefício dos filhos de Israel. T1 652.3