EGW A unidade que existe entre Cristo e Seus discípulos não anula a personalidade de nenhum. São um em desígnio, mente, em caráter, mas não em pessoa. É assim que Deus e Cristo são um. CBVc 185.5

Daniel Silveira: Achei esse artigo em https://www.christianstudylibrary.org/article/common-cup-or-separate-cups
Copo Comum ou Copos Separados?

Quando o Senhor Jesus instituiu a Ceia do Senhor, Ele tomou o cálice, deu graças e o ofereceu a seus discípulos, dizendo: “Bebei dele todos” (Mateus 26:27). Esta instrução é impressionante. Enfatiza que os discípulos devem beber juntos do mesmo cálice.

O uso de um copo comum é geralmente considerado incomum para a Páscoa. Cada um tinha seu próprio copo. No entanto, aqui Cristo diz: “Bebam dela, todos vocês”. Observe também que Cristo não dá uma instrução a Seus discípulos que seja paralela à Sua instrução sobre o pão (“Tomai e comei”); Ele não diz aos discípulos para “tomar e beber”, Ele diz: “Beba dele, todos vocês”. Aparentemente, beber juntos do mesmo cálice faz parte do mandamento de Cristo. À luz disso, precisamos entender o que Marcos menciona, “e todos beberam dele” (Marcos 14:23). O único cálice coincide com o único pão e expressa a unidade que é central para a refeição (1 Coríntios 10:16,17).

Portanto, não há dúvida de que o Senhor Jesus tomou um cálice e que os discípulos beberam dele. O apóstolo Paulo também fala do “cálice do Senhor”. (1 Coríntios 10:21; 11:25-27).

E quanto aos riscos à saúde envolvidos em beber do mesmo copo? Doenças graves podem ser facilmente transmitidas. No passado, a igreja levava isso em consideração ao tomar decisões com relação a certos membros. O Sínodo de Middelburg 1581 decidiu que os leprosos deveriam receber a Ceia do Senhor em um canto separado do prédio ou na mesa final. O Sínodo de Leeuwarden de 1920 determinou que os consistórios, após consulta aos médicos, tomem as medidas que julgarem convenientes na celebração em uma instituição médica, a fim de prevenir a infecção se os membros com doenças contagiosas (especialmente a tuberculose naqueles dias) desejarem participar. Eles tinham em mente copinhos especiais.

Nessas decisões, foi dada atenção às exceções dentro da congregação. As igrejas buscavam uma maneira de permitir que leprosos ou membros com doenças contagiosas celebrassem a Ceia do Senhor. Ao mesmo tempo, fica claro que as igrejas queriam manter, tanto quanto possível, o padrão normal indicado por Cristo. As exceções não devem destruir a regra.

Mas os riscos à saúde não são maiores hoje do que eram no passado? Isso é questionável. No passado, a higiene era muito pior do que é hoje. No passado, as pessoas eram frequentemente atingidas por epidemias. Parece que a diferença hoje é que as pessoas estão muito mais conscientes dos riscos de espalhar ou pegar doenças usando um copo comum. Essa é uma das razões pelas quais alguns estão solicitando que mudemos para copos individuais. Essa é uma boa razão para mudar o padrão que Cristo estabeleceu e a igreja seguiu ao longo dos séculos? > Daniel Silveira: É verdade que Cristo não deu um mandamento estrito e obrigatório de que a igreja deveria sempre e sob todas as circunstâncias beber do mesmo cálice. É por isso que a igreja sempre esteve aberta a exceções. É também por isso que não temos problemas em usar quatro copos em nossa congregação em vez de um, pela razão prática de que um copo seria muito pesado e incômodo se todos os membros tivessem que beber dele.

E os copos individuais? Muitas igrejas têm essa prática, incluindo igrejas que compartilham a fé reformada conosco. Quando e por que eles introduziram os copos individuais seria um assunto interessante para alguém estudar. Os copos individuais fazem justiça à instituição de Cristo? Qual era o propósito de compartilhar o único copo? Era para enfatizar a unidade dos crentes em Cristo. Essa unidade ainda é expressa com os copos individuais no fato de que todos são enchidos de uma única fonte e que os membros esperam uns pelos outros e todos bebem ao mesmo tempo. Quando o sínodo de Sneek 1939 permitiu o uso de copinhos especiais em circunstâncias específicas, enfatizou que a unidade dos copinhos deveria ser tornada visível pelo uso de um único jarro. Nossa salvação compartilhada em Jesus Cristo, a única fonte de vida, e nossa comunhão uns com os outros devem ser visivelmente retratados na maneira como celebramos a Ceia do Senhor.

Não se pode negar que essas duas características fundamentais da Ceia do Senhor estão presentes quando se usam cálices individuais. No entanto, a pergunta precisa ser feita: ‘Qual prática traz essas duas características melhor, o uso do copo comum ou o uso de copos individuais?’ Beber juntos de um copo tem um valor simbólico mais forte do que beber simultaneamente de copos separados. Beber do mesmo copo expressa um relacionamento próximo. Na vida cotidiana, por exemplo, você não beberá facilmente do mesmo copo que seu vizinho bebeu, enquanto você não teria nenhum problema em beber do mesmo copo que um de seus entes queridos já bebeu. Além disso, passar o cálice uns para os outros também expressa unidade. Esse elemento é perdido com copos individuais.

Um ponto que também precisamos considerar é a alegria da celebração. A Ceia do Senhor deve ser uma ocasião festiva. Recebemos uma amostra da alegria abundante que Cristo prometeu. De que maneira devemos e podemos levar em conta esse elemento de alegria ao considerar a possibilidade de copos separados em vez de um copo comum?

Qualquer decisão de se afastar do padrão que Cristo estabeleceu na instituição e as igrejas seguiram ao longo dos séculos não deve ser tomada levianamente. Precisaríamos estar convencidos de que há uma necessidade real disso e que a mudança seria uma melhoria.

No que diz respeito às exceções, faríamos bem em já considerar opções para quem tem algo considerado contagioso. Eles podem ser solicitados a serem os últimos a beber do copo ou receber copos especiais cheios de vinho do jarro comum.

EGW Não há na Palavra nenhum exemplo para que irmãos lavem os pés de irmãs; mas há um exemplo para que irmãs lavem os pés a irmãos. Maria lavou os pés de Jesus com suas lágrimas e enxugou-os com os cabelos. Ver também 1 Timóteo 5:10. Vi que o Senhor havia impressionado irmãs a lavar pés de irmãos, e que isto estava em harmonia com a ordem evangélica. Todos devem agir compreensivamente, e não tornar tediosa a cerimônia do lava-pés. PE 117.1

Um homem se ajoelhou eufórico em frente de Ellen e afirmou: – Irmã Ellen, o Senhor me diz que eu devo lavar seus pés. – O Senhor me diz – responeu Ellen rapidamente – que você não vai tocar meus pés de jeito nenhum. Quando meus pés forem lavados, isso será feito por uma irmã, e não por um homem” 5MR 192.2 Entrevisa com E. G White no arquivo 733c p. 4 Porção da narrativa relatada por Ellen White. https://m.egwwritings.org/en/book/56.9062,1Keditada 10:15

EGW O exemplo de Cristo proíbe exclusão da ceia do Senhor. Verdade é que o pecado aberto exclui o culpado. Isto ensina plenamente o Espírito Santo. 1 Coríntios 5:11. Além disso, porém, ninguém deve julgar. Deus não deixou aos homens dizer quem se apresentará nessas ocasiões. Pois quem pode ler o coração? Quem é capaz de distinguir o joio do trigo? “Examine-se pois o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.” Pois “qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor”. “Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor”. 1 Coríntios 11:28, 27, 29. DTN 465.3

EGW Eu vi que o irmão Bates errou novamente ao orar pelos enfermos diante dos incrédulos. Vi que se algum de nós estivesse doente e chamássemos os presbíteros da igreja para orar por eles, deveríamos seguir o exemplo de Jesus. Ele entrou em uma câmara interna, e nós deveríamos entrar em um quarto sozinhos, separados inteiramente dos incrédulos, e então a atmosfera não seria poluída por eles. Pela fé, podemos nos apegar a Deus e atrair a bênção. Vi que a causa de Deus foi desonrada e reprovada em W. Nova York na conferência geral, orando pelos enfermos em meio aos incrédulos. Eu também vi que o irmão Bates errou ao participar do lava-pés dos santos e à comunhão entre os incrédulos. Isso só fez que viesse censura sobre a causa de Deus. Vi que o exemplo de Jesus deveria ser seguido. Ele levou Seus discípulos sozinhos, separados dos ímpios, e primeiro lavou seus pés, e então lhes deu para comer do pão partido para representar Seu corpo partido e lhes deu para beber do suco da videira para representar Seu sangue derramado. 1LtMs, Ms 14, 1850, par. 5

Inglês: I saw that Bro. Bates erred again in praying for the sick before unbelievers. I saw if any among us were sick and called for the elders of the church to pray over them we should follow the example of Jesus. He went into an inner chamber, and we should go into a room by ourselves separate entirely from unbelievers, and then the atmosphere would not be polluted by them. By faith we could take hold on God and draw down the blessing. I saw that God’s cause was dishonored and reproached in W. New York at the general conference by praying for the sick in the midst of unbelievers. 1EGWLM 237.1 I also saw that Bro. Bates erred in attending the washing of saints’ feet and the communion among unbelievers. It only caused reproach to come on the cause of God. I saw that the example of Jesus should be followed. He took His disciples away alone, separate from the wicked, and first washed their feet, and then gave them to eat of the broken bread to represent His broken body and gave them to drink of the juice of the vine to represent His spilled blood. 1LtMs, Ms 14, 1850, par. 5

Link do texto sobre EGW e um cálice só https://media2.ellenwhite.org/docs/4949/4949.pdf