Explicação enquanto o pão cresce: Advertência aos que queriam reaplicar as leis do sacerdócio para a era cristã, reafirmando o escrupuloso asseio que Deus espera de nossos vasos. Prepara-te Israel para a chuva serôdia e trasladação. Desperta, veste-te da tua força, ó Sião.

Carta EGW – 21/02/1901
Santa Helena, Califórnia
21 de fevereiro de 1901

Esta carta foi publicada integralmente em 3MR 55-60.

Para a igreja em Barbados
Queridos irmãos e irmãs,

Lamento muito saber que vocês estão passando por provações causadas por qualquer um que afirma acreditar na verdade. 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 1

Deus não leva nenhum homem a defender ações como orar com os olhos abertos. Não temos uma partícula de evidência de que isso foi feito pelos discípulos de Cristo. 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 2

Tirar os sapatos dos pés ao entrar na casa de culto não é um dever exigido de nós. Antigamente, aqueles que ministravam em ofícios sagrados eram obrigados, ao entrar no <santuário> de Deus, a tirar as sandálias <e lavar os pés> sobre os quais a poeira havia se acumulado. Mas não há a menor ocasião para isso ser feito agora. 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 3

Se aqueles que afirmam crer na verdade sagrada para este tempo voltassem à prática das observâncias cerimoniais exigidas dos judeus, que espécie de representação seria feita diante dos anjos e dos homens? 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 4

Devemos usar o máximo cuidado para limpar cada canto do coração do pecado. Aqueles que, em vez de purificar o templo da alma, realizam cerimônias exteriores, pensando que estas os recomendarão a Deus, encontrar-se-ão envoltos em trevas espirituais, assim como os judeus. 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 5

Para garantir a limpeza, Deus exigia muitas cerimônias do antigo Israel. Essas cerimônias deveriam ilustrar a necessidade de cuidado em todas as suas ações, para que pudessem ser preservadas de toda a impureza que lhes fosse possível evitar. Mas essas cerimônias externas não têm a menor influência sobre o povo de Deus neste momento. Quando Cristo, nosso portador do pecado, morreu na cruz, essas cerimônias perderam sua força; pois em Sua morte o tipo encontrou o antítipo. 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 6

Aqueles que apresentam tais testes ao povo de Deus hoje apenas confundem a mente. Põem atuações externas no lugar da preciosa verdade, fazendo com que as obras tomem o lugar da religião do coração e da vida. 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 7

Deus deu um teste para todo o mundo. “Falou o Senhor a Moisés, dizendo: Fala também aos filhos de Israel, dizendo: Em verdade guardareis os meus sábados; porque é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor que vos santifico. Guardareis, portanto, o sábado; porque é santo para vós; todo aquele que o contaminar certamente será morto; porque qualquer que nele fizer alguma obra, essa alma será extirpada do meio do seu povo. Seis dias de trabalho podem ser feitos; mas no sétimo é o sábado de descanso, consagrado ao Senhor; todo aquele que fizer algum trabalho no dia de sábado, certamente será morto. Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando o sábado nas suas gerações, por aliança perpétua. É um sinal entre mim e os filhos de Israel para sempre; porque em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, e no sétimo dia descansou e revigorou-se”. [Êxodo 31:12-17.] 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 8

Este é o teste do Senhor. Não vamos descer dele para testes feitos pelo homem. 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 9

Essas fracas produções, apresentadas à igreja para sua instrução e prática, são a produção de mentes que precisam que Alguém lhes ensine os primeiros princípios do evangelho de Cristo. 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 10

Recebi do Senhor advertências para dar às igrejas adventistas do sétimo dia. Ele me instruiu que Satanás é o inventor de fábulas sem importância e sem sentido, que ele apresenta à mente humana para eclipsar as grandes, elevadas e purificadoras verdades para este tempo. O inimigo se esforça por meio dessas invenções miseráveis para rebaixar os princípios sagrados da verdade, para desviar a mente da verdade doadora de saúde para cerimônias falsas. 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 11

Satanás não se agrada quando o povo de Deus demonstra a enobrecedora e enaltecedora influência que a pura verdade exerce sobre a mente humana. Ele é o autor das fábulas tolas que alguns têm apresentado. As provas baratas e fracas que ele leva os homens a advogar não devem ser aceitas ou toleradas em nossas igrejas. 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 12

Parece que a ideia dos crentes orando com os olhos abertos, como se estivessem olhando para o céu, é uma das fábulas baratas de Satanás, e tirar os sapatos ao entrar na casa de culto é outra produção dele. O Senhor não se agrada quando Seu povo, que recebeu tão grandes e nobres verdades de Sua Palavra, permite que sua mente se demore nas fábulas fracas e tolas que me foram apresentadas para minha opinião. 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 13

Essas almas enganadas são informadas de que a irmã White ora com os olhos abertos. Não, a irmã White fecha os olhos quando ora, para que com visão espiritual possa contemplar o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 14

Pelo exercício da fé abrimos mão da sombra escura que Satanás lança em nosso caminho. Ele deseja que olhemos para coisas desencorajadoras e proibitivas, de modo que não obtenhamos uma visão clara de Deus e das realidades eternas. Oremos de olhos fechados, vendo pela fé o Salvador que conhece todas as nossas fraquezas, todas as nossas necessidades e que nos ajuda em nossas enfermidades. “Não temos um sumo sacerdote que não possa ser tocado com o sentimento de nossas enfermidades; mas foi tentado em tudo como nós, mas sem pecado. Aproximemo-nos, portanto, com ousadia do trono da graça, a fim de obtermos misericórdia e encontrarmos graça para socorro em todos os momentos de necessidade”. [Hebreus 4:15, 16.] 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 15

Como povo, teremos de enfrentar todas as classes de cristãos professos. Haverá quem traga para o alicerce grande quantidade de madeira, feno, restolho, que serão consumidos pelos fogos do último dia, e se eles próprios se salvarem, será como pelo fogo. Somente por arrependimento e conversão diretos eles podem ser purificados, embranquecidos e provados. 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 16

“Olhai, pois, por vós mesmos e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Pois eu sei disso, que depois da minha partida, lobos ferozes entrarão no meio de vocês, não poupando o rebanho. Também dentre vós mesmos se levantarão homens, falando coisas perversas, para atrair os discípulos após si.” [Atos 20:28-30.] Aqui são claramente mostradas as dificuldades que surgirão na igreja por meio de homens que não estão satisfeitos em demorar-se nas lições que lhes foram dadas por nosso Senhor Jesus Cristo; que estão sempre procurando por algo estranho e esquisito para apresentar como uma nova luz que outros homens ignoraram. 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 17

“Dentre vós mesmos se levantarão homens, falando coisas perversas, para atrair os discípulos após si.” [Verso 30.] 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 18

Sempre foi a vontade de Deus que em todas as cidades da América os adventistas do sétimo dia fizessem uma extensa obra missionária. Igrejas devem ser construídas onde todo sábado o povo possa se reunir para adorar a Deus e ouvir o evangelho. Fervorosos esforços devem ser feitos para fazer o trabalho que deve ser feito no tempo presente. As Escrituras devem ser abertas a todos os que atendem ao convite que o Senhor faz para virem ouvir a mensagem que o Senhor envia ao Seu povo. 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 19

Um homem não deve supor que seu dom é tão completo e perfeito que suprirá tudo o que a igreja requer. Todo talento e todo dom que Deus estabeleceu na igreja devem ser identificados e reconhecidos, mas grande cautela deve ser exercida para provar todas as coisas e reter somente o que é bom. 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 20

O quarto capítulo de Efésios contém instruções às quais todos devemos prestar atenção. Depois de falar da necessidade de unidade, o apóstolo diz: “Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens e com astúcia com que armam ciladas. enganar; mas falando a verdade em amor, cresça nele em todas as coisas, que é a cabeça, sim, Cristo. [Versículos 14, 15.] Falar a verdade em amor significa andar na verdade, praticar a verdade em todas as transações da vida, andar digno da vocação com a qual somos chamados, fazendo obras que correspondem à influência que eleva da verdade. Significa ter uma fé que opera por amor e purifica a alma, tornando-nos vivos em Cristo. Significa ter na alma a água viva, que <Cristo dá, e que> jorra para a vida eterna. 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 21

Os fiéis ministros do evangelho muitas vezes se entristecem com a conduta daqueles membros da igreja que não os ajudam, mas os atrapalham, tornando seu trabalho severo e oneroso ao introduzir coisas estranhas, que não têm fundamento na verdade, mas são um tecido de falsidade. Essas pessoas corrompem a Palavra de Deus misturando a ela suas opiniões humanas, tornando assim as genuínas verdades de teste para este tempo sem efeito. 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 22

O cargo de ministro do evangelho é de alta dignidade. Os verdadeiros ministros do evangelho são colaboradores de Deus no fiel cumprimento de Seu grande plano. Como mensageiros de Deus, eles falam a verdade com amor. Eles são representantes de Cristo, e embora seu trabalho seja muitas vezes dificultado, Deus os sustentará contra toda crítica se forem fiéis aos princípios, seja o que for que isso possa significar para eles. 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 23

EGW Havia perigo de que o astuto raciocínio dos fariseus e saduceus levedasse os discípulos com incredulidade, levando-os a considerar levianamente as obras de Cristo. DTN 285.5

EGW Se Deus era tão minucioso ao pres-
crever limpeza para aqueles que jornadeavam
pelo deserto, e que se achavam ao ar livre quase todo tempo, não requer Ele menos de nós, que vivemos em casas forradas, onde as impurezas são mais observadas e têm influência mais insalubre. OC 62.4

EGW E aquele Deus, que tanto exigia que os filhos de Israel crescessem com hábitos de limpeza, não sancionará hoje qualquer impureza no lar. OC 62.3

EGW Deve especialmente cada peça que entra em contato com a pele ser conservada limpa e livre de qualquer odor ofensivo. OC 303.1

EGW Impurezas estão constante e imperceptivelmente saindo do corpo, pelos poros, e se a superfície da pele não for conservada em estado sadio, o organismo se sobrecarrega com substâncias impuras. FD 138.6

EGW Se a roupa usada não é lavada frequentemente, e muitas vezes arejada, torna-se imunda com as impurezas que são expelidas do corpo pela transpiração perceptível e imperceptível. E se a roupa usada não é limpa frequentemente dessas impurezas, os poros da pele reabsorvem a matéria gasta expelida. As impurezas do corpo, se não se permitir que saiam, são devolvidas ao sangue e impostas aos órgãos internos. FD 138.7

EGW Deus ordenou que os filhos de Israel em caso algum tolerassem a impureza em sua pessoa ou sua roupa. Os que tinham qualquer impureza pessoal eram excluídos do acampamento até à tarde, e então tinham que lavar-se e a sua roupa, antes de poderem entrar no acampamento. Também lhes ordenou Deus que não tivessem sujidades em seus arredores até grande distância do acampamento, para que o Senhor, passando, não visse sua imundície. CSa 62.3 Com respeito ao asseio, Deus não requer menos de Seu povo hoje, do que em relação ao Israel antigo. A negligência da limpeza induz a doença. Doença e morte prematura não vêm sem causa. CSa 63.1

EGW Quando a Lord Palmerston, premier da Inglaterra, foi pedido pelo clero escocês para designar um dia de jejum e oração, a fim de livrar o país da cólera, respondeu, com efeito: “Limpai e desinfetai vossas ruas e casas, promovei a limpeza e a saúde entre os pobres, e providenciai para que tenham abundância de bom alimento e vestuário, e executai corretas medidas sanitárias, em geral, e não tereis nenhuma ocasião para jejuar e orar. Tampouco o Senhor ouvirá vossas orações enquanto estas Suas precauções permanecerem desatendidas”. Sa 32.2 Diz Paulo: “Purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus”. Sa 33.1

EGW Vi que devemos despertar, despertar e clamar fervorosamente para que o braço do Senhor seja revelado. É fatal dormir agora. SpM 1.1

EGW Foram feitas perguntas naquele momento: “Irmã White, julgas que o Senhor tem qualquer luz nova e crescente para nós como um povo?” Respondi: Com certeza. Não só penso assim, como posso falar com entendimento. Sei que há uma verdade preciosa a nos ser revelada, se formos o povo que estará em pé no dia da preparação de Deus”. Materiais de 1888 219.2

EGW Há gloriosas verdades a serem apresentadas ao povo de Deus. Privilégios e deveres de que eles nem mesmo suspeitam que se encontrem na Bíblia serão expostos diante dos seguidores de Cristo. PC 110.

EGW Conquanto Deus condene um mero ciclo de cerimônias, sem o espírito de adoração, olha com grande prazer àqueles que O amam, prostrando-se de manhã e à noite, a fim de buscar o perdão dos pecados cometidos e apresentar seus pedidos de bênçãos necessitadas. PP 252.1

EGW Os pecadores só se podem tornar justos, à medida que têm fé em Deus, e mantêm vital ligação com Ele. Então a verdadeira piedade lhes elevará os pensamentos e enobrecerá a vida. Então, as formas externas da religião se harmonizam com a interior pureza cristã. As cerimônias exigidas no serviço de Deus não são nesse caso ritos destituídos de sentido, como os dos fariseus hipócritas. DTN 212.3

EGW Deus declarou que ao irem os filhos de Israel ao monte, para ouvirem a proclamação da lei, deviam ir com o corpo puro e as roupas limpas. Hoje Seu povo deve honrá-Lo por hábitos de escrupuloso asseio e pureza. CSa 102.1 EGW O evangelho é dado em preceitos no livro de Levítico. Requer-se obediência implícita agora, como então. …Quão importante é que entendamos o significado dessa palavra. Só duas classes se desenvolverão no mundo — os obedientes e os desobedientes. CT 64.4

EGW Disse o anjo: “Deus operará mais e mais rigorosamente a fim de experimentar e provar cada um entre Seu povo.” TS1 64.3 Alguns são prontos em receber um ponto; mas quando Deus os leva a outro ponto difícil, recuam diante dele e ficam para trás, pois acham que isto golpeia diretamente algum ídolo acariciado. Aí têm eles ensejo de ver o que, em seu coração, está excluindo a Jesus. Prezam alguma coisa mais que a verdade, e o coração não está preparado para receber a Jesus. Os indivíduos são experimentados e provados por um espaço de tempo a ver se sacrificarão seus ídolos e darão ouvidos ao conselho da Testemunha Verdadeira. Caso alguém não seja purificado pela obediência à verdade, e vença o egoísmo, o orgulho e as más paixões, os anjos de Deus têm a recomendação: “Estão entregues a seus ídolos; deixai-os”, e eles passarão adiante à sua obra, deixando esses com seus pecaminosos traços não subjugados, à direção dos anjos maus. Os que satisfazem em todos os pontos e resistem a toda prova, e vencem, seja qual for o preço, atenderam ao conselho da Testemunha Verdadeira, e receberão a chuva serôdia, estando assim aptos para a trasladação. … TS1 64.4

EGW Mas a luz que brilha na nova ampliação da verdade, é que glorifica a velha. O homem que rejeita ou despreza a nova, não possui realmente a velha. Para ele perde seu poder vital e torna-se forma inanimada. PJ 62.3

EGW Mas quando são apresentadas verdades bíblicas impopulares, muitos se recusam a pesquisá-las. Embora incapazes de refutar os claros ensinos da Escritura, manifestam extrema relutância em estudar as evidências oferecidas. Alguns presumem que mesmo sendo essas doutrinas verdades incontestes, pouco importa aceitarem ou não a nova luz; e apegam-se a fábulas agradáveis usadas pelo inimigo para desviar as almas. Assim são suas mentes cegadas pelo erro, e eles ficam separados do Céu. AA 124.3


English – EGW  Letter 21/02/1901

St. Helena, California
February 21, 1901
This letter is published in entirety in 3MR 55-60. +
To the church in Barbados
Dear brethren and sisters,—

I am sorry indeed to hear that you have been passing through trials caused by any who claim to believe the truth. 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 1
God does not lead any man to advocate such actions as praying with the eyes open. We have not a particle of evidence that this was done by the disciples of Christ. 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 2
Removing the shoes from the feet when entering the house of worship is not a duty required of us. Anciently those who ministered in sacred office were required, upon entering the <sanctuary> of God, to remove their sandals, <and wash their feet,> on which dust had accumulated. But there is not the least occasion for this to be done now. 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 3
If those who claim to believe the sacred truth for this time should go back to the practice of the ceremonial observances required from the Jews, what kind of a representation would be made before angels and before men? 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 4
We should use the utmost care to cleanse every corner of the heart from sin. Those who, in the place of cleansing the soul-temple, perform outward ceremonies, thinking that these will recommend them to God, will find themselves enshrouded in spiritual darkness, even as were the Jews. 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 5
To insure cleanliness God required many ceremonies from ancient Israel. These ceremonies were to illustrate the necessity of carefulness in all their actions, that they might be preserved from all the impurity that it was possible for them to avoid. But these outward ceremonies have not the least bearing upon the people of God at this time. When Christ, our Sin-bearer, died upon the cross, these ceremonies lost their force; for in His death type met antitype. 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 6
Those who present such tests to the people of God today only confuse the mind. They put outward performances in the place of the precious truth, making works take the place of religion of heart and life. 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 7
God has given a test to all the world. “The Lord spake unto Moses, saying, Speak thou also unto the children of Israel, saying, Verily, my sabbaths ye shall keep; for it is a sign between me and you throughout your generations; that ye may know that I am the Lord that doth sanctify you. Ye shall keep the sabbath therefore; for it is holy unto you; every one that defileth it shall surely be put to death; for whosoever doeth any work therein, that soul shall be cut off from among his people. Six days may work be done; but in the seventh is the sabbath of rest, holy to the Lord; whosoever doeth any work in the sabbath day, he shall surely be put to death. Wherefore the children of Israel shall keep the sabbath, to observe the sabbath throughout their generations, for a perpetual covenant. It is a sign between me and the children of Israel for ever; for in six days the Lord made heaven and earth, and on the seventh day he rested, and was refreshed.” [Exodus 31:12-17.]16LtMs, Lt 29, 1901, par. 8
This is the Lord’s test. Let us not descend from it to man-made tests. 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 9
These weak productions, presented to the church for their instruction and practice, are the production of minds who need that One teach them the first principles of the gospel of Christ. 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 10
I have received from the Lord warnings to give to Seventh-day Adventist churches. He has instructed me that Satan is the inventor of unimportant, nonsensical fables, which he presents to human minds to eclipse the grand, elevating, purifying truths for this time. The enemy strives by these miserable inventions to lower the sacred principles of truth, to lead the mind away from health-giving truth to sham ceremonies. 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 11
Satan is not pleased when the people of God demonstrate the ennobling, elevating influence that pure truth has upon human minds. He is the author of the silly fables which some have been presenting. The cheap, weak tests which he leads men to advocate should not be received or tolerated in our churches. 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 12
It would seem that the idea of believers praying with their eyes open, as though looking into heaven, is one of Satan’s cheap fables, and the taking off the shoes when entering the house of worship is another production of his. The Lord is not pleased when His people, who have received such grand, noble truths from His Word, allow their minds to dwell on the weak, silly fables which have been presented to me for my opinion. 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 13
These deceived souls are told that Sister White prays with her eyes open. No, Sister White closes her eyes when she prays, that with spiritual vision she may behold the Lamb of God which taketh away the sin of the world. 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 14
By the exercise of faith we cleave the dark shadow which Satan throws across our pathway. He desires us to look upon discouraging, forbidding things so that we shall not obtain clear views of God and eternal realities. Let us pray with closed eyes, seeing by faith the Saviour who knows our every weakness, our every necessity, and who helps our infirmities. “We have not an high priest which cannot be touched with the feeling of our infirmities; but was in all points tempted like as we are, yet without sin. Let us therefore come boldly unto the throne of grace, that we may obtain mercy, and find grace to help in every time of need.” [Hebrews 4:15, 16.] 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 15
As a people we shall have to meet all classes of professed Christians. There will be those who will bring to the foundation a large amount of wood, hay, stubble, which will be consumed by the fires of the last day, and if they themselves are saved, it will be as by fire. Only by straightforward repentance and conversion can they be purified and made white and tried. 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 16
“Take heed therefore unto yourselves, and to all the flock, over the which the Holy Ghost hath made you overseers, to feed the church of God, which he hath purchased with his own blood. For I know this, that after my departing shall grievous wolves enter in among you, not sparing the flock. Also of your own selves shall men arise, speaking perverse things, to draw away disciples after them.” [Acts 20:28-30.] Here is plainly shown the difficulties that will come into the church through men who are not satisfied to dwell upon the lessons given them by our Lord Jesus Christ; who are always seeking for something strange and odd to present as new light which other men have overlooked. 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 17
“Of your own selves shall men arise, speaking perverse things, to draw away disciples after them.” [Verse 30.] 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 18
It has ever been the will of God that in all the cities of America Seventh-day Adventists should do a widespread missionary work. Churches should be built where every Sabbath the people may assemble to worship God and to hear the gospel. Earnest efforts should be made to do the work which should be done at the present time. The Scriptures are to be opened to all who comply with the invitation that the Lord sends to come and listen to the message the Lord sends to His people. 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 19
One man is not to suppose the his gift is so full and perfect that it will supply all the church requires. Every talent and every gift that God has set in the church is to be recognized and acknowledged, but great caution is to be exercised to prove all things and hold fast only that which is good. 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 20
The fourth chapter of Ephesians contains instruction which we should all heed. After speaking of the need of unity, the apostle says, “That we henceforth be no more children, tossed to and fro, and carried about with every wind of doctrine, by the sleight of men, and cunning craftiness, whereby they lie in wait to deceive; but speaking the truth in love, may grow up into him in all things, which is the head, even Christ.” [Verses 14, 15.] To speak the truth in love means to walk in the truth, to practice the truth in all the transactions of life, to walk worthy of the vocation wherewith we are called, doing works which correspond to the elevating influence of the truth. It means to have a faith which works by love and purifies the soul, making us alive in Christ. It means to have in the soul the living water, which <Christ gives, and which> springs up unto everlasting life. 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 21
Faithful ministers of the gospel are often made sorrowful by the conduct of those members of the church who do not help, but hinder them, making their work severe and taxing by bringing in strange things, which have no foundation in truth, but are a tissue of falsehood. These persons corrupt the Word of God by mingling with it their human opinions, thus making the genuine testing truths for this time of none effect. 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 22
The office of minister of the gospel is one of high dignity. True gospel ministers are co-laborers with God in the faithful accomplishment of His great plan. As God’s messengers, they speak the truth in love. They are representatives of Christ, and though their work is often made very hard, yet God will sustain them against all criticism if they will be true to principle, whatever this may mean to them. 16LtMs, Lt 29, 1901, par. 23