Introdução ao livro e análise à luz da Bíblia e EGW. EGW Vi que os Apócrifos são o livro escondido, e que os sábios destes últimos dias devem entendê-lo. Vi que a Bíblia era o livro padrão, que nos julgará no último dia. Manuscrito 4, 1850

“Apócrifos, livros que não são considerados iguais às Escrituras Sagradas, mas úteis e bons para se ler.” Lutero

Judas 14 Quanto a estes também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que vem o Senhor com miríades de seus santos,

2 Pedro 2:4 Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no Tártaro, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo;

EGW Por meio de santos anjos Deus revelou a Enoque Seu propósito de destruir o mundo por um dilúvio, e também lhe revelou amplamente o plano da redenção. Pelo Espírito de Profecia levou-o através das gerações que viveriam após o dilúvio, e mostrou-lhe os grandes acontecimentos ligados à segunda vinda de Cristo e ao fim do mundo. Enoque estivera perturbado com respeito aos mortos. Parecia-lhe que os justos e os ímpios iriam para o pó juntamente, e que este seria o seu fim. Não podia ver a vida do justo além da sepultura. Em visão profética foi instruído com relação à morte de Cristo, e foi-lhe mostrada a Sua vinda em glória, acompanhado por todos os santos anjos, para, da sepultura, resgatar o Seu povo. Viu também o estado corrupto do mundo, no tempo em que Cristo aparecesse pela segunda vez, ou seja, que haveria uma geração jactanciosa, presumida, voluntariosa, negando o único Deus e o Senhor Jesus Cristo, pisando a lei, e desprezando a obra expiatória. Viu os justos coroados de glória e honra, e os ímpios banidos da presença do Senhor, e destruídos pelo fogo. PP 50.6

EGW A história das igrejas da Etiópia é especialmente significativa. Em meio das trevas da Idade Média, os cristãos da África Central foram perdidos de vista e esquecidos pelo mundo, e durante muitos séculos gozaram liberdade no exercício de sua fé. Mas finalmente Roma soube de sua existência, e o imperador da Etiópia foi logo induzido a reconhecer o papa como vigário de Cristo. Seguiram-se outras concessões. Foi promulgado um edito proibindo a observância do sábado, sob as mais severas penas. GC 577.3

EGW Pelo milagre do Seu poder, Ele [Deus] preservou Sua Palavra através dos séculos. MCH 23.2

Para ter o e-book de Enoque gratuitamente, primeiro baixe o leitor de e-books:
Android: Google Play livros https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.books&hl=pt_BR&gl=US&pli=1
iOS: https://apps.apple.com/br/app/google-play-livros-audiolivros/id400989007

E em seguida baixe o ebook com os botões abaixo:

Artigo que escrevi em inglês e traduzi:

Há muitas coisas no livro de Enoque que contradizem EGW, especialmente na última parte do livro (Partes e Medes, eles escreveram, chuva…). Agora você ficará interessado em saber que o Livro de Enoque é composto de muitas seções. Wiki: “A maioria dos estudiosos acredita que essas cinco seções eram originalmente trabalhos independentes (com diferentes datas de composição). https://en.wikipedia.org/wiki/Book_of_Enoch Em Qumran, eles não encontraram nenhum recorte dos capítulos 37-71. A primeira seção, o Livro dos Vigilantes (Enoque 1-36), contém a famosa porção citada pelo apóstolo Judas, e também a informação a que o apóstolo Pedro se refere: “Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas os lançou ao inferno, e os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo. E não poupou o mundo antigo, mas salvou Noé, a oitava pessoa…” 2 Pedro 2:4. Onde na Bíblia diz que Deus acorrentou anjos? Somente em Enoque. Jesus não disse que é impossível para os anjos terem relações sexuais: “Porque na ressurreição nem se casam, nem se dão em casamento, mas são como os anjos de Deus no céu.” Anjos não devem se casar. Mas desde que alguns dos anjos caídos o fizeram, Deus “entregou a bainha em cadeias de escuridão”. Eles quebraram um limite estabelecido. Sobre demônios se reproduzindo com mulheres: Jesus disse aos saduceus “Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. Pois na ressurreição, eles não se casam.” Onde no Antigo Testamento diz isso? Apenas no livro de Enoque. Então, maravilha, Jesus se referiu ao Livro de Enoque como parte das Escrituras! Além disso, Ellen White não diz uma palavra sobre os gigantes de Gênesis 6:4. Por que a linhagem de Seth se misturando com a de Caim criaria gigantes? O enriquecimento genético por si só não pode explicá-lo. Exemplo: Um esquimó se reproduzindo com um Masai africano, em continentes diferentes e separados por milênios, não produzirá gigantes (aliás, algumas versões dizem que eles tinham 300 côvados de altura, outras dizem 30 côvados – 14m, o que é mais razoável. Mas nós não tenho certeza sobre a unidade e, além disso, pode ter havido um erro de escriba aqui). O Livro de Enoque também menciona chuva, mas o que eles consideravam chuva não é necessariamente o que entendemos pelo termo, mas talvez uma espécie de orvalho pesado. É como dizer “eu adoro bolo de alfarroba”, mas não queremos dizer a palavra amor no seu sentido pleno. Ou Enoque usou linguagem profética para o que ainda aconteceria no futuro. EGW: “Durante os primeiros 2.500 anos da história humana, não houve revelação escrita.” LHU 117.3 Assim como Moisés escreveu o relato de Gênesis, um escritor inspirado pode ter registrado os relatos de Enoque mais tarde, talvez até o próprio Moisés. Por que não? Talvez durante os 40 anos sozinho no deserto. EGW “Podemos nunca encontrar nenhum livro que se relacione com as obras de Enoque, mas Judas, um profeta de Deus, menciona a obra de Enoque” (Manuscrito 43, 1900). Ela sabia sobre o manuscrito etíope, encontrado por James Bruce no final do século 18? Não podemos saber. Se ela sabia disso, ela não poderia ter nos avisado neste mesmo manuscrito, que há uma falsificação por aí, colocada em muitas Bíblias KJV junto com os apócrifos? EGW “Por meio de santos anjos, Deus revelou a Enoque Seu propósito de destruir o mundo por meio de um dilúvio, e também lhe abriu mais plenamente o plano de redenção. Pelo espírito de profecia Ele o conduziu através das gerações que viveriam após o Dilúvio, e mostrou-lhe os grandes eventos relacionados com a segunda vinda de Cristo e o fim do mundo.” PP 85,5

Vamos raciocinar juntos: Ellen White e Judas afirmam claramente que Enoque profetizou. Houve uma mensagem original de Deus para a humanidade através de Enoque. Então, por que Deus não preservou esta mensagem? Ellen White escreve: “Por um milagre de Seu poder, Ele preservou Sua Palavra escrita através dos tempos”. ML 27.5 Ora, se essas profecias continham mensagens especiais relativas ao fim dos tempos, por que Deus não teria preservado Sua palavra para nós? É razoável que possamos revelá-lo no fim dos tempos? Ellen G. White poderia ter silenciado sobre isso por causa da dureza dos corações de sua época, seguindo o princípio de “Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora”. João 16:12 Ellen White diz que depois de algum tempo a linhagem de Caim se misturou com a descendência de Seth. Mas ela não nega que um amálgama entre demônios e pessoas realmente aconteceu também. Seria uma segunda aplicação? Como no caso em que o apóstolo Judas Iscariotes “tendo recebido o remédio saiu imediatamente: e era noite”. João 13:3. Aparentemente uma descrição de algo da natureza, sem muito significado. Até que EGW veio e disse: “‘e era noite’. Era noite para o traidor quando ele se afastou de Cristo para as trevas exteriores.” DA 654.3 A inspiração veio séculos depois, dando um significado mais profundo para uma ocorrência natural. Da mesma forma, EGW nos informa que a criação de filhos de Deus e filhas dos homens foi algo natural. E agora temos a informação adicional de que também tem um significado mais dramático, além da mistura da linhagem de Sete e Caim.

 
O livro de Enoque foi realmente escrito antes de Cristo? Sim, isso é um fato estabelecido. A Wikipedia diz: As seções mais antigas 1 Enoque (principalmente no Livro dos Vigilantes) do texto são estimadas em cerca de 300–200 aC, e a parte mais recente (Livro das Parábolas) provavelmente em 100 aC. https://en.wikipedia.org/wiki/Book_of_Enoch Manuscritos foram encontrados nas cavernas de Qumran atestando o fato. Mais de dez fragmentos do livro de Enoque, na verdade. https://www.deadseascrolls.org.il/explore-the-archive/search#q=’Enoch‘ Os pergaminhos datam de algumas décadas ou séculos antes de Cristo. Mas eram cópias, provavelmente cópias de cópias. Como podemos descobrir a idade do original? A melhor garantia que encontramos na palavra de Deus. E Enoque também, o sétimo depois de Adão, profetizou destes, dizendo: Eis que o Senhor vem com dez mil de seus santos. O Espírito Santo nos assegura que o autor deste texto citado (também encontrado em Qumran sob o código 4Q204) é de fato Enoque, o sétimo depois de Adão. Não é um escriba obscuro após o exílio babilônico. Na verdade, é o sétimo a partir de Adão. Isso é fundamental. Não ousamos duvidar da Palavra inspirada de Deus. Não ousamos ter o fermento acadêmico dos arqueólogos e historiadores que nos dizem que o apóstolo Judas está errado, que o Espírito Santo não inspirou esta parte. Toda escritura é dada por inspiração de Deus. A escritura não pode ser anulada, disse Jesus em João 10:35. Visto que Israel não entrou em Canaã por causa de sua descrença, tenhamos cuidado com isso. Além disso, os pastores adventistas da Igreja tendem a defender o conjunto institucional de crenças, especialmente os mais antigos. Tenhamos a mente aberta para mais luz para esta última geração. Outra evidência sobre a inspiração do livro é que foi apenas “por volta do século IV que o Livro de Enoque foi praticamente excluído dos cânones bíblicos cristãos”. https://en.wikipedia.org/wiki/Book_of_Enoch No século 18, o viajante britânico James Bruce descobriu pergaminhos do livro de Enoque na África, tidos até hoje como inspirados pela Igreja Ortodoxa Etíope Tewahedo. É interessante que EGW escreva que os etíopes também guardavam o sábado do sétimo dia. GC 577.3

 
Considerando que o livro foi escrito antes de Cristo, o fato de Jesus ter usado a linguagem enóquica é outra evidência de que Ele a considerava parte das Escrituras: #1“Seria melhor para aquele homem que não tivesse nascido.” Mateus 26:24, Enoque 38:2. #2 “Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra” Mateus 5:5 “e eles herdarão a terra.” Enoque 5:7. #3 Rei dos reis e Senhor dos senhores (Apocalipse 19 e Enoque 9:4). #4 “Herdar a vida eterna” Enoque 40:9, Mateus 19:29 #5 “milhares de milhares e miríades de miríades” Enoque 40:1, Ap 5:11 #6 “Eleitos e santos” Enoque 48:1, Col 3:12. # 7 “medir um lugar para o eleito e o justo.” Ap 21:15, Enoque 48:3. #8 “e os justos trarão cordas, para que confiem no nome do Senhor” T2 595.3, Enoque 60:3 #9 “A palavra de sua boca destruirá todos os pecadores” Enoque 61:4 e Ap 19: 15, 2Tes 2:8 #10 “O trono da sua glória” Enoque 61:5 e 68:39, Mateus 26:64, Ap 14:14, João 5:22. Outras semelhanças: #11 Enoque 68:38 diz: “Eles abençoaram, glorificaram e exaltaram, porque o nome do Filho do homem lhes foi revelado.” Ap 3:12 diz que o novo nome de Jesus lhes será dado. mar de vidro misturado com fogo #12 Ap 15:2 “Eu vi os filhos dos santos anjos pisando em chamas de fogo” (Enoque 70:1). #13 “Miguel, um dos arcanjos” Enoque 70:4, Judas 1:9 https://www.johnpratt.com/items/docs/enoch.html Não despreze as profecias, prove todas as coisas! E sobre o livro oculto que EGW fala, como apócrifo na maioria das Bíblias antes de 1800: a melhor chance é que ela esteja se referindo ao segundo Esdras, ou 2 Esdras. Porque há muitos paralelos nela com a primeira visão de EGW, e Tiago White a cita várias vezes. Enoque não fazia parte dos apócrifos, mas em algumas Bíblias estava contido.