EGW Jeová é o nome dado a Cristo. “Eis que Deus é minha salvação, escreve o profeta Isaías; “confiarei e não temerei, porque o Senhor Jeová [yâ Yehōva] é a minha força e a minha canção, ele também se tornou a minha salvação” Is 12:2 ST May 3, 1899, par. 18

EGW Limitado pela humanidade, Cristo não poderia estar em toda parte em pessoa. Era, portanto, do interesse deles que Ele os deixasse, fosse a seu Pai e enviasse o Espírito Santo para que fosse seu sucessor na terra. O Espírito Santo é Ele mesmo, despojado da personalidade da humanidade e independente dela. Ele se representaria a si mesmo como presente em todos os lugares pelo Seu Santo Espírito, como o Onipresente. PrT May 30, 1895, par. 7 (Present Truth)

EGW Você que se sente o mais indigno, não tema confiar seu caso a Deus. Quando Se entregou a Si mesmo em Cristo pelos pecados do mundo, assumiu Ele o caso de todo pecador. PJ 89.1

EGW O Espírito Santo é o Consolador, em nome de Cristo. Personifica a Cristo, mas é uma personalidade distinta. 20MR 324.2

EGW Deviam os discípulos levar avante sua obra no nome de Cristo. Cada uma de suas palavras e atos devia atrair a atenção sobre Seu nome como possuindo esse poder vital pelo qual os pecadores podem ser salvos. Sua fé devia centralizar-se Naquele que é a fonte de misericórdia e poder. Em Seu nome deviam apresentar suas petições ao Pai, e receberiam resposta. Deviam batizar no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O nome de Cristo devia ser a senha, a insígnia, o laço de união, a autoridade para sua norma de prosseguimento e a fonte de seu sucesso. Nada devia ser reconhecido em Seu reino que não trouxesse Seu nome e inscrição. AA 18.3

EGW Há três pessoas vivas pertencentes ao trio celestial; em nome destes três grandes poderes — o Pai, o Filho e o Espírito Santo — os que recebem a Cristo por fé viva são batizados, e esses poderes cooperarão com os súditos obedientes do Céu em seus esforços para viver a nova vida em Cristo. Ev 615.1

EGW Antes de vir à Terra, o plano jazia perante Ele, perfeito em todos os seus detalhes. Ao andar entre os homens, porém, era guiado passo a passo pela vontade do Pai. Não hesitava em agir no tempo designado. Com a mesma submissão, esperava até que houvesse chegado a oportunidade. DTN 94.2

EGW Depois do batismo de Jesus no Jordão, foi Ele conduzido pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. PE 155.2

“Como erros fundamentais, precisamos classificar com o falso sábado outros erros que os protestantes trouxeram da Igreja Católica, como o batismo por aspersão, a trindade, a consciência dos mortos e a vida eterna na miséria. As massas que mantiveram esses erros fundamentais, sem dúvida, o fizeram por ignorância; mas pode-se supor que a igreja de Cristo continuará com esses erros, até que as cenas do julgamento sejam reveladas ao mundo?” James White, Review and Herald, 12 de setembro de 1854

“A evidência de um estudo da história adventista indica que, desde os primeiros anos de nossa Igreja até a década de 1890, toda uma corrente de escritores assumiu uma posição ariana ou semi-ariana. O entendimento de Cristo apresentado naqueles anos pelos autores adventistas era que houve um tempo em que Cristo não existia, que sua divindade é uma divindade delegada e que, portanto, é inferior ao Pai. Com relação ao Espírito Santo, sua posição era que não seria o terceiro membro da Divindade, apenas o poder de Deus” –Gerhard Pfandl, The Doctrine of the Trinity between Adventists, p. 1.

Arianismo comum entre os pioneiros adventista. Ário (280-336), um presbítero de Alexandria, ensinou. . . que o Filho não era igual ao Pai; que não era da mesma essência; que não era infinito nem eterno; que era uma criatura, isto é, a criatura mais perfeita, para a qual todos os outros seres foram criados, uma criatura que foi exaltada a tal condição de unidade com Deus que, em certo sentido, poderia ser chamada de Deus, mas, definitivamente, era uma criatura” – A. Boulenger, Histoire de l’Eglise, p. 111

EGW Não devemos nem por um momento pensar que não há mais luz, não há mais verdade a ser dada a nós. GW 310.4

EGW Não podemos manter a opinião de que uma posição uma vez assumida, uma vez advogada a ideia, não deve, sob qualquer circunstância ser abandonada. Há apenas Um que é infalível: Aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida. TM 105.2

EGW Por algum tempo depois da decepção de 1844, mantive, juntamente com o corpo do advento, que a porta da graça estava para sempre fechada para o mundo. Este ponto de vista foi adotado antes de minha primeira visão. Foi a luz a mim concedida por Deus que corrigiu nosso erro, e habilitou-nos a ver a verdadeira atitude. ME1 63.1

“Por volta de 1880, a ideia de Cristo como um ser criado diminuiu e o conceito de Cristo como o ‘gerado’ foi assumido literalmente, significando que Cristo em algum momento da eternidade procedeu do Pai e, portanto, era a Ele subordinado… Não apenas Uriah Smith, editor da Review and Herald, acreditou até sua morte em 1903 que Cristo teve um começo, mas durante as primeiras décadas do século [vinte] houve muitos que sustentaram a visão de que Cristo teve um começo. Era de alguma forma do Pai, isto é, ele teve um começo e, portanto, era inferior a Ele.” – Gerhard Pfandl, The Trinity Doctrine Among Adventists, pp. 3, 4

Outro erro de Uriah Smith:

“O dragão, sendo um símbolo, só poderia lidar com estrelas simbólicas; e a cronologia do ato mencionado aqui é limitada ao povo judeu. A Judeia tornou-se uma província romana sessenta e três anos antes do nascimento do Messias. Os judeus tinham três classes de governantes – reis, sacerdotes e o Sinédrio. Um terço desses reis foi tomado pelo poder romano” –Urias Smith, The Revelation (Apocalipse), p.510,511

EGW Cristo era essencialmente Deus, e no sentido mais elevado. Ele estava com Deus desde toda a eternidade, Deus acima de tudo, abençoado para sempre
Review and Herald, 5 de abril de 1906

EGW Cristo … nos assegura que nunca houve um tempo em que ele não estivesse em comunhão íntima com o Deus eterno. Signs of the Times, 29 de agosto de 1900

EGW Em Cristo há vida original, não emprestada, não derivada. DTN 372.3

EGW Cristo é o Filho de Deus preexistente, com existência própria. Signs of the Times, August 29, 1900

EGW Esta doutrina que nega a divindade absoluta de Jesus Cristo também nega a divindade do Pai. The Signs of the Times, 27 de junho de 1895

EGW O Espírito Santo é uma agência livre, ativa e independente. Review and Herald, May 5, 1896

EGW Precisamos reconhecer que o Espírito Santo, que é tanto uma pessoa como o próprio Deus, está andando por esses terrenos. Manuscrito 66, 1899.

EGW Senti-me oprimida, temendo que a obra de confissão e arrependimento não fosse tão profunda e completa quanto deveria para encontrar a mente do Espírito de Deus” Review and Herald, 12 de março de 1889

EGW Caim não viu manifestação de que a sua era aceita. Irou-se com o Senhor e com seu irmão. Deus condescendeu em mandar um anjo para conversar com ele. HR 53.1

EGW Deus suportou a iniquidade e a iniquidade daquela raça de longa duração até declarar que não a suportaria mais. Ele enviou seus anjos a Noé para dizer-lhe qual era seu propósito em relação aos habitantes do velho mundo.” Manuscrito 86, 1886

EGW Deus não permitiu que Enoque morresse como os outros homens, mas enviou seus anjos para levá-lo ao céu sem ver a morte.” Spirit of Prophecy vol.1, p.63